Pages

SEJAM BENVINDOS

quinta-feira, 28 de julho de 2011

A Chacina da Candelária

Rodrigo Fernandes

Um ex menino de rua e sobrevivente da chacina da candelária em 23/07/ 1993, Na madrugada do dia 23 Julho de 1993, aproximadamente à meia-noite, vários carros pararam em frente à Igreja da Candelária. Logo após, os policiais abriram fogo contra mais de setenta crianças e adolescentes que estavam dormindo nas proximidades da Igreja. Como resultado da chacina, seis menores e dois maiores morreram e várias crianças e adolescentes ficaram feridos. Um dos sobreviventes da chacina,Wagner dos santos,(José Rodrigo Fernandes),Sandro Barbosa do nascimento, mais tarde voltou aos noticiários quando se tornou o responsável pelo sequestro do onibus 174.   
   
Lista de mortos
Os nomes dos oito mortos no episódio encontram-se inscritos em uma Cruz de Madeira, erguida no jardim de frente da Igreja:Paulo Roberto de Oliveira, 11 anos Anderson de Oliveira Pereira, 13 anos Marcelo Cândido de Jesus, 14 anos Valdevino Miguel de Almeida, 14 anos "Gambazinho", 17 anos Leandro Santos da Conceição, 17 anos Paulo José da Silva, 18 anos Marcos Antônio Alves da Silva, 19 anos.
Investigação e condenados.
A investigação pelos culpados, levou até Wagner dos Santos um dos adolescentes feridos na chacina. Santos sofreria um segundo atentado em 12 de Setembro de 1994 na Estação da Central do Brasil, o que lhe colocou no Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas. Seu testemunho foi fundamental no reconhecimento dos envolvidos. Inicialmente foram indiciadas quatro pessoas pela chacina: o ex-Policial militar Marcus Vinícios Emmanuel, os Policiais Militares Cláudio dos Santos e Marcelo Cortes e o serralheiro Jurandir Gomes França. Os condenados foram:Marcus Vinicius Borges Emmanuel, ex-Policial Militar – foi condenado a 309 anos de prisão em primeira instância. Recorreu a sentença e, num segundo julgamento, foi condenado a 89 anos. Insatisfeito com o resultado, o Ministério Publico pediu um novo julgamento e, em fevereiro de 2003, Emmanuel foi condenado a 300 anos de prisão. Nélson Oliveira dos Santos – foi condenado a 243 anos de prisão pelas mortes da chacina e a 18 anos por tentativa de assassinato de Santos. Recorreu a sentença, sendo absolvido pelas mortes em um segundo julgamento, mesmo após ter confessado o crime. O Ministério Público recorreu e, no ano de 2000, Nélson foi condenando a 27 anos de prisão pelas mortes e foi mantida a condenação por tentativa de assassinato, somando uma pena de 45 anos. Marcos Aurélio Dias Alcântara – foi condenado a 204 anos de prisão, além de matar as crianças estuprou um adolescente.  Hoje José Rodrigo Fernandes Santiago é um Téologo, Juiz de Paz, Capelão, Psicanalise, Hoje Desenvolve um trabalho nas unidades pricionais tais como muniz sodré em bangu, Bep, Presidio especial Pricional da policia militar, combatendo a violencia com amor e lição de vida, nas comunidades carente combatendo crak, e as Drogas pois sua vida é um grande testemunho para a sociedade!!!!

tags: rodrigo fernandes, sobreviventes, mortos, investigação, presídio, candelária, crak, drogas,

3 comentários:

  1. PAZ DO SENHOR AMIGO PASTOR RODRIGO! DEUS JÁ TINHA PROPÓSITOS NA SUA VIDA, QUERIDO. FOSTE ESCOLHIDO PRA VENCER. TU ÉS UM GRANDE CONQUISTADOR DE ALMAS PARA O REINO DE DEUS. FIZESTE COMO NOS RETRATA O SALMO 37.5 "ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR; CONFIA NELE, E O MAIS ELE FARÁ".
    OBRIGADO POR SER MEU AMIGO E IRMÃO EM CRISTO JESUS...
    PAZ DE CRISTO!!!
    PASTOR BARBIRATO.

    ResponderExcluir
  2. Assisti a repostagem da Record "Eu Consegui" e fiquei bastante emocionada, sua superação foi incrível.
    Fico feliz que uma pessoa como você tenha conseguido seguir em frente e contruir uma vida bem diferente daquela que te fez sofrer, e o melhor de tudo é o exemplo que você leva para as otras crianças. Parabéns pelo seu trabalho e tenho certeza que tudo vai continuar melhorando.
    Obrigada.
    Renata Favari

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Renata, nenhuma vitória seria concretizada em minha vida se não fosse a presença de Deus em meus passos

    ResponderExcluir